A AGERAR PLUS marca presença no Congresso IFAC ROCOND no Porto.
No dia 2 de julho, realizou-se no Porto (Portugal) a sessão convidada “Modelagem e Controlo de Processos Eletroquímicos e de Energias Renováveis”, no âmbito do 11.º Simpósio da IFAC sobre Projeto de Controlo Robusto (ROCOND 2025), organizado pela Federação Internacional de Controlo Automático (IFAC).
A sessão, liderada por pesquisadores do projeto AGERAR PLUS, focou nos avanços mais recentes na modelagem e controle de processos energéticos relacionados ao hidrogênio verde e às energias renováveis. Diversos resultados do projeto foram apresentados, incluindo trabalhos sobre controle preditivo distribuído para comunidades energéticas, o desenvolvimento de um gêmeo digital de um eletrolisador e estratégias de controle de temperatura para eletrolisadores do tipo PEM.
A sessão contou com pesquisadores de instituições de prestígio como a Universidade de Sevilha e o INTA — parceiros no projeto AGERAR PLUS — bem como especialistas da Universidade Politécnica da Catalunha, da Universidade Loyola da Andaluzia, da Universidade Politécnica de Milão, da Universidade do Porto, da Universidade de Coimbra e das universidades brasileiras do Ceará e de Santa Catarina.
A participação neste evento proporcionou uma valiosa oportunidade para apresentar o progresso do projeto em um fórum internacional de referência na área de controle automático e sistemas complexos de energia.
Veja os detalhes dos trabalhos apresentados no site oficial da conferência:
https://ifac.papercept.net/conferences/conferences/ROCOND25/program/ROCOND25_ContentListWeb_1.html#wedbr3
